in

Minha visão sobre o que é negociação (na prática)!

Mais do que arte, negociar é algo que encanta desde o inicio das civilizações. Se pararmos para pensar, nas primeiras trocas ou escambos que aconteciam na antiguidade, a prática de negociação já se revelava como protagonista, seja com um simples olhar, o tato, o sentir, a sintonia envolvida e por aí vai.

Tudo foi evoluindo e  hoje, por mais que existem técnicas e mais técnicas, a negociação nada mais é do que uma troca de interesses em que o resultado é a satisfação das partes.

Eu gosto de trabalhar a negociação de maneira prática, através de “cases”, ou seja casos concretos em que tive sucesso e por que não, insucesso, pois aprendemos com acertos e erros.

Acredito ser muito interessante utilizarmos algumas técnicas de negociação do varejo, onde é possível conhecer as pessoas na essência, em  pequenas atitudes, tais como, o olho no olho, que é comum nas negociações do varejo, também é importante nas negociações de “atacado” ou seja, nas grandes negociações, em que, por exemplo, você vai negociar um grande shopping em atividade, nessa hipótese os números são expressivos e comprador e vendedor são “leões” (não há gatinhos recém nascidos inexperientes nesse caso), sentir o ambiente e utilizar a técnica do olho no olho ajuda a quebrar o clima em reuniões e aproximar as pessoas.

Além disso, tão importante como desenvolver a sensibilidade para ouvir e entender a pretensão das partes negociantes, é necessário também conhecer a situação do mercado atual e ter educação e postura em todos momentos de cada atividade negocial.

A vida prática ensina que gente grande gosta de fazer negócio, está no sangue o empreendedorismo e a vontade de querer fazer!

A vida negocial é muito mais do que números, é uma forma de entendermos os sinais dos seres humanos envolvidos em todos os lados.

Escrito por Rony Meneses

Publicitário, Gestor Comercial, foi vendedor da Enciclopédia Barsa por alguns anos. Diretor executivo e idealizador do Portal Publicidade Imobiliária um site independente que foi criado com o objetivo de atualizar profissionais do mercado imobiliário com as principais dicas e notícias do segmento. Sempre trazendo os melhores cursos, palestras e congressos para corretores de imóveis e profissionais do mercado imobiliário.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comentários

10 dicas para se vender um terreno para uma incorporadora!